O Milagre do Sol de Nossa Senhora de Fátima

No coração de Portugal, a pequena cidade de Fátima foi palco de um dos milagres mais conhecidos e surpreendentes da Igreja Católica no século XX: "O Milagre do Sol". Este fenômeno ocorreu no dia 13 de outubro de 1917, marcando o fim de uma série de aparições da Virgem Santíssima a três crianças pastoras: Lúcia dos Santos e seus primos, Francisco e Jacinta Marto.

As Aparições de Nossa Senhora de Fátima

As aparições de Nossa Senhora de Fátima começaram em 13 de maio de 1917. Lúcia, Francisco e Jacinta relataram ter visto uma "Senhora mais brilhante que o sol" sobre uma pequena azinheira na Cova da Iria, próximo a Fátima. A Senhora, que mais tarde se identificaria como a "Senhora do Rosário", comunicou-se com as crianças em uma série de seis aparições, ocorrendo em cada dia 13 dos meses subsequentes, exceto em agosto, quando a aparição foi adiada para o dia 19 devido à detenção das crianças pelas autoridades locais.

A Mensagem de Fátima

Nossa Senhora, como Mãe amorosa e por meio da daquelas três simples crianças, exortou-nos e advertiu-nos das grandes adversidades que o mundo enfrentaria, caso não voltassem, com humildade a Deus, através da escuta atenta aos apelos que Ela vinha fazer.

Durante as aparições, a Virgem Maria confiou às crianças três segredos, que envolviam visões do inferno, o fim da Primeira Guerra Mundial, a predição da Segunda Guerra Mundial, e a necessidade de conversão e oração, especialmente a reza do Rosário. A Senhora também pediu a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração.

O Anúncio do Milagre

Em sua aparição de julho, a Virgem prometeu um milagre para outubro, "para que todos acreditassem".

O Dia do Milagre

Naquele dia, cerca de 70.000 mil pessoas se reuniram na Cova da Iria, atraídas pelas notícias das aparições e pela promessa feita pelas crianças de que Nossa Senhora realizaria um milagre visível para todos. O clima estava instável, com nuvens escuras cobrindo o céu, e muitos temiam que o evento fosse uma farsa.

As crianças, presentes no local, viram novamente a Virgem, que lhes revelou ser a "Senhora do Rosário". Nossa Senhora também insiste na oração do Terço todos os dias e pede que Nosso Senhor não seja mais ofendido. Além disso, a Virgem faz outro pedido a Lúcia:

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias”.

Por fim, Lúcia relata que “Desaparecida Nossa Senhora na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, São José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o Mundo, com os gestos que faziam com a mão em forma de cruz.”

Enquanto tudo isso acontecia, a multidão, que não via Nossa Senhora, começou a notar uma estranha mudança nos céus.

Ao meio-dia, as chuvas cessaram abruptamente e as nuvens se abriram. O sol apareceu como um imenso disco luminoso. Apesar de seu intenso brilho, podia ser olhado diretamente sem ferir a vista. As pessoas o contemplavam absortas quando, de súbito, o astro se pôs “a dançar, a bailar; parou outra vez e outra vez começou a dançar, até que por fim pareceu que se soltasse do céu e viesse para cima da gente”, segundo a descrição de um dos presentes.

O ciclo das visões de Fátima estava encerrado.

Após tais prodígios, todos se entreolhavam perturbados. Em seguida, a alegria explodiu:

— Milagre! As crianças tinham razão!

Os gritos de entusiasmo ecoavam pelas colinas e muitos notavam que suas roupas, encharcadas alguns minutos antes, estavam completamente secas.

Dessa forma, muitas pessoas que ali estavam creram e foram curadas de enfermidades graves e o Milagre do Sol pôde ser observado a uma distância de muitos quilômetros do local das aparições.

A posição da Igreja perante as aparições de Nossa Senhora de Fátima

O impacto do Milagre do Sol foi enorme, tanto em termos de fé quanto na imprensa da época. O evento foi reportado em jornais dentro e fora de Portugal.

A Igreja Católica, após uma rigorosa investigação, reconheceu oficialmente as aparições como "dignas de crédito" em 1930. Lúcia, que se tornou freira, escreveu várias memórias e continuou a receber mensagens e visões ao longo de sua vida. Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, conforme o anunciado por Nossa Senhora de Fátima, e foram canonizados em 2017 pelo Papa Francisco.

O Milagre do Sol não apenas confirmou as aparições de Maria em Fátima, mas também apontou para um milagre muito maior e mais extraordinário que qualquer outro: a salvação das almas, a conversão dos pecadores; "para que todos acreditem" em Jesus e, acreditando, tenham a Vida Eterna.

Referências

[1] https://pt.aleteia.org/2020/10/13/13-de-outubro-o-dia-em-que-o-mundo-presenciou-o-milagre-do-sol-em-fatima/

[2] https://bibliotecacatolica.com.br/blog/formacao/historia-de-nossa-senhora-de-fatima/

[3] https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/mensagem-deixada-por-nossa-senhora-de-fatima-humanidade/

[4] https://salvaimerainha.org.br/nossa-senhora-de-fatima/

Veja outros artigos sobre Nossa Senhora de Fátima:

Novena de Nossa Senhora de Fátima

Aprenda a rezar o Terço de Nossa Senhora de Fátima

Oração a Nossa Senhora de Fátima para alcançar graças especiais

Famosos Devotos de Nossa Senhora de Fátima

História de Nossa Senhora de Fátima

Imagem de Nossa Senhora de Fátima - Simbolos e Significados

Anterior
Anterior

Solenidade da Ascensão do Senhor

Próximo
Próximo

Quinta-feira Santa: O dia do amor