Qual o significado do Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, também chamada de “Semana Maior”, pois nela se encerra o momento central de toda liturgia da Igreja celebrando os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo. É um dia que combina a alegria da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém com a sombra iminente da Paixão e morte que Ele enfrentaria poucos dias depois.

Origem e Significado Bíblico

A Solenidade do Domingo de Ramos tem suas raízes na narrativa dos Evangelhos. De acordo com os relatos, Jesus montou em um jumentinho e foi aclamado pelas multidões enquanto entrava em Jerusalém, poucos dias antes de sua crucificação. As pessoas espalharam seus mantos no chão e cortaram ramos de palmeiras para saudar sua chegada, proclamando "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!" (Marcos 11,9).

Esse mesmo povo, há poucos dias, tinha presenciado o milagre da ressurreição de Lázaro de Betânia e estavam maravilhados, pois tinha a certeza de que Jesus era o Messias anunciado pelos profetas. No entanto, eles ainda eram incapazes de compreender que o Messias prometido por Deus Pai era diferente do Messias político que o povo judeu esperava. Pensavam que Jesus fosse um libertador social que arrancaria Israel das garras de Roma e que lhes devolveria o apogeu dos tempos de Salomão.

Afim de mostrar que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, e sim, o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena.

De júbilo ao prenúncio da Paixão

A liturgia do Domingo de Ramos possui uma riqueza única, isto porque nela celebramos duas liturgias em uma única celebração, ou seja, celebramos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e a Paixão do Senhor, por isso que esta solenidade também é chamada de "Domingo da Paixão".

Por se tratar de duas liturgias em uma única celebração, são lidos duas passagens diferentes do Evangelho. A primeira narrando a entrada de Jesus em Jerusalém, em seguida o celebrante abençoa os ramos que os fiés trazem consigo e acontece a chamada "procissão dos ramos", imitando o gesto do povo que acolheu Jesus como verdadeiro Messias e Rei.

Depois da procissão acontece a segunda liturgia da celebração, a Missa própriamente dita. Nela, de tom solene e alegre, toda a Igreja se reúne diante do Sacrifício Redentor de Cristo, acompanhados das leituras que remetem à sua Paixão e Morte.

Os Ramos e a espiritualidade da Semana Santa

Os ramos que são abençoados na primeira parte da celebração do Domingo de Ramos significam o reconhecimento de Jesus como Filho de Deus e nos fazem lembrar do nosso próprio batismo, sacramento este que nos faz filhos de Deus, membros do Corpo místico de Cristo, participantes da Santa Igreja Católica.

Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho que, como a própria liturgia do Domingo de Ramos nos recorda, ao tratar da Paixão de Cristo, leva-nos em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

Veja outros artigos sobre

Semana Santa: O que significa cada dia da Semana Santa?

Referências

[1] https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/a-importancia-do-domingo-de-ramos/

[2] https://comshalom.org/o-que-e-o-domingo-de-ramos/

[3] https://bibliotecacatolica.com.br/blog/formacao/domingo-de-ramos/

Anterior
Anterior

Quinta-feira Santa: O dia do amor

Próximo
Próximo

Você conhece os 7 dons do Espírito Santo?