Você tem escutado Deus?

"Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele."

(Sl 84, 9)

A nossa rotina tem se tornado cada vez mais frenética: acordar cedo, enfrentar horas de trânsito, trabalhos, afazeres, convívio social, estudos e tantas outras coisas que parecem realmente sufocar a nossa rotina, a ponto de surgir em nós certa angústia.

"Afinal de contas é só para isso que sirvo: trabalhar, trabalhar e nada além disso?"

As mídias sociais, apesar de ser um meio de onde é possível realizar muitas obras boas, também auxiliam para esse tipo de pensamento, criando na nossa mente uma ideia de "perfeição inalcançável".

Mas, afinal de contas, qual é o meu sentido? O que devo fazer? Onde hei de encontrar as respostas para as minhas angústias?

Existe alguém que pode te indicar as respostas e Ele está ao seu lado neste exato momento bem como em todos os momentos da sua vida.

Ele é Aquele que desde toda a eternidade desejou a sua criação a ponto de, em certo período da história, lhe trazer a existência. Se você foi concebido, certamente o foi pela vontade de Deus Pai, o nosso Criador.

Ele é Aquele que vendo-te cair nas garras do pecado, desceu dos céus e se encarnou no ventre da Virgem Santíssima e no alto da Cruz te salvou da perdição eterna. Por amor a ti, Deus Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo se fez homem e deixou ser imolado, como o verdadeiro Cordeiro Pascal, para te redimir.

Ele é Aquele é te guia e te conduz, Aquele que te santifica, que te transforma, Aquele que te defende de todo o mal e te renova todos os dias em sua graça. É o Deus Paráclito, o Espírito Santo de Amor.

Eis o teu Deus, Uno e Trino, amável e adorável que deseja a todo instante a tua salvação e santificação. Ele te escuta e também está disposto a te falar, basta apenas você estar disposto a ouvir a sua voz.

Mas como posso escutar a voz de Deus?

Encontramos a resposta no primeiro livro dos Reis, em uma experiência do profeta Elias:

"O Senhor disse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do monte, na presença do Senhor! Ele vai passar".

Nesse momento, passou diante do Senhor um furacão, tão violento que fendia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava naquele vento.

Depois do vento, a terra tremeu, mas o Senhor não estava no tremor de terra.

Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo.

Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.

Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna."

(Reis 19, 11-13)

A voz de Deus não se encontra no furacão das nossas preocupações, tampouco no tremor das realidades mundanas. Ele não está no calor desenfreado das emoções mas sim na suavidade da alma, no mais profundo e íntimo espaço do seu ser. Não são nas ações externas que podemos encontrá-lo, embora Deus, em sua infinita sabedoria, saiba usar das coisas externas para chamar a nossa atenção, mas sempre, em todas as circunstâncias, Deus te conduzirá até o silêncio do seu interior, pois é lá onde Ele habita.

"Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas."

(Cântico dos Cânticos 2, 8)

Ouvir a voz de Deus, ao contrário do que muitos pensam, não é uma dádiva concedida apenas aos Santos Místicos, como por exemplo à Santa Faustina, que literalmente via e ouvia Jesus. Na verdade, Deus é acessível a todos pois Ele assim mesmo o deseja, e sua ação é manifestada de diversas formas, mas sua voz é sempre ouvida através do silêncio da oração.

Por isso a importância de se guardar o silêncio durante o nosso dia. Ao silenciar a nossa fala e os nossos pensamentos, estamos, na verdade, redirecionando o nosso intelecto e a nossa vontade para Deus.

Calando-nos, permitimos que Ele mesmo fale ao nosso coração.

Quando nos colocamos na presença do Senhor, silenciando as nossas paixões através da oração, estamos nos colocando frente à frente d'Aquele que mais quer falar conosco, que quer nos ensinar e nos corrigir, afim de curar as nossas aflições e nos fortalecer em nossas fraquezas.

“Habitue-se a ouvir a voz do seu coração. É através dele que Deus fala conosco e nos dá a força que necessitamos para seguirmos em frente, vencendo os obstáculos que surgem na nossa estrada.”

Santa Dulce dos Pobres

Alguns conselhos práticos

  1. Como vimos, a oração íntima e pessoal é a chave para se ouvir a voz de Deus, no entanto, não pense que, ao se colocar na presença de Deus você agora começará a ouvir vozes, nada disso. Ouvir a voz de Deus é estar atento aos seus ensinamentos, por isso a importância da vivência dos Sacramentos.

    • Estar em amizade com Deus - isto é, em estado de graça - é o primeiro passo para começar a ouvir a voz de Deus. Por isso busque, todas as vezes que cair em pecado mortal, ou como forma de piedade, uma vez por mês, o sacramento da Confissão.

    • Também é de suma importância participar todos os domingos da Santa Missa, ouvir e participar atentamente de toda a liturgia, bem como comungar - somente se estiver em estado de graça - onde você pessoalmente se encontrará com a Pessoa de Jesus Cristo, presente na hóstia consagrada.

  2. Visite Jesus no Tabernáculo.

    Jesus Cristo, o nosso Deus de bondade, está presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade dentro de cada Tabernáculo, em cada Igreja em todo o planeta. Faça-lhe companhia, mesmo que por breves minutos, e ali, em adoração converse com Ele.

  3. Guarde sempre um momento para fazer a sua Lectio Divina, ou seja, a leitura orante da Palavra de Deus.

  4. Reze todos os dias o Santo Rosário, ou o Terço, prestando atenção nos mistérios contemplados, dirigindo o pensamento em Jesus, criando assim um diálogo com Deus.

  5. É verdade que nem sempre podemos parar para rezar, por isto, busque repetir durante o dia algumas jaculatórias, que são breves orações que elevará o seu pensamento até o alto.

O mais importante de tudo não é o tempo gasto na oração, mas sim a sua intimidade com Deus. Lembre-se que a oração é, como nos diz Santa Teresa d'Ávila, um trato de amizade com Deus.

Leia também

Passagens na Bíblia sobre o amor de Deus

O que é a humildade?

5 Virtudes de São José que todo católico deve praticar

Anterior
Anterior

O poder das palavras

Próximo
Próximo

Por que devemos rezar pelos falecidos?