Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, foi membro da Ordem dos Franciscanos, contemporâneo de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis, sendo um grande exemplo de humildade e fé viva em Jesus Cristo.

A Novena de Santo Antônio de Pádua é uma das mais tradicionais dentro da fé católica, com ela pedimos a intercessão deste grande santo para que nos auxilie, ou mesmo para agradecer a uma graça alcançada.

Quer aprender a rezar a Novena de Santo Antônio?

Então continue lendo este artigo.

Como fazer a Novena de Santo Antônio de Pádua?

Aqui na Nossa Sagrada Família você vai aprender como fazer a Novena de Santo Antônio de Pádua de uma maneira muito simples e descomplicada.

Para isso pode-se seguir este três primeiros passos:

  • Para bem rezar uma novena é preciso realizar as orações escritas abaixo durante nove dias consecutivos.

  • É recomendado (apesar de não ser um item obrigatório) montar um pequeno altar para realizar a novena. Este altar pode ser simples, basta colocar em uma mesinha, uma toalha de mesa branca, uma vela, um crucifixo e uma imagem do Santo (se você não tiver a imagem em casa não tem problema, você pode imprimir uma pintura de Santo Antônio e colocar no altar).

  • Rezar uma novena é uma ótima oportunidade de aumentar a sua intimidade com Deus e também estreitar os laços familiares, por isso aproveite este momento e convide sua família ou seus amigos para rezar com você.

Oração Inicial para todos os dias

Grande Confessor e Doutor da Igreja, Santo Antônio: confiando na vossa incomparável bondade, e no grande poder de intercessão que tendes junto de Deus, a vós me dirijo nesta novena, que vos ofereço. Vós que sempre tivestes compaixão dos necessitados e dos que sofrem, voltai para mim o vosso olhar de bondade, e alcançai-me a graça que vos peço.

(Diz-se a graça que se pede na novena).

Fazei que durante estes dias, que vos consagro, eu aprenda de vós a amar melhor a Deus e ao próximo. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Amém.

Lembrai-vos (oração para todos os dias)

Lembrai-vos, ó glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, e filho querido de Maria Imaculada, que nunca se ouviu dizer que fosse por vos abandonado, aquele que a vós recorresse, implorando vossa proteção. 

Animado por igual confiança, venho a vós, ó fiel consolador dos aflitos.

Prostro-me a vossos pés e, pecador como sou, ouso aparecer diante de vós.

Não rejeiteis, pois, minha súplica, vós que sois tão poderoso junto do Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos atendê-la.

Amém!

Responsório de Santo Antônio (oração para todos os dias)

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

V: Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Primeiro dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio. amigo do Menino Deus, tivestes a felicidade de ser educado por pais piedosos e exemplares que vos encaminharam na senda do bem e da virtude. Dai-me a graça de seguir sempre os ensinamentos de Jesus e de Sua Igreja.

Reza-se:

Segundo Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Meu grande Santo Antônio, chegando à mocidade, sentistes os atrativos do mundo. Mas preferistes o grande amor de Jesus Cristo, que em vós superava a tudo, e vos consagrastes a Deus na vida religiosa.

Libertai-me de tudo que me prende aos bens da terra e a mim mesmo. Que eu me sirva dos bens deste mundo, como verdadeiro cristão, e possa gozar da liberdade dos filhos de Deus.

Reza-se:

Terceiro Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, amigo de Deus e dos homens, o amor a Cristo e à Sua Igreja vos impeliram para as terras da África, onde queríeis apregoar o Evangelho entre os infiéis, para receber a palma do martírio.

Dai-me a coragem de testemunhar os ensinamentos de Cristo, por minha palavra e pela vida, para que eu seja digno de compartilhar de vossa companhia no céu.

Reza-se:

Quarto Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Meu Santo Antônio, apesar de vossos grandes conhecimentos e de vosso profundo saber, a ninguém revelastes a grandeza vosso espírito, para viver na humildade e vida oculta, a exemplo de Jesus em Nazaré.

Extingui em mim todo o desejo de sobressair e de fazer-me valer à custa dos outros. Ensina-me a servir ao próximo por amor.

Reza-se:

Quinto Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, chegando a vossa hora, seguistes o preceito de Cristo, e fostes anunciar o Evangelho a toda a criatura. A muitos convertestes com a vossa pregação inspirada. Fazei que de Vós eu aprenda a colaborar com a Igreja, dedicando-me ao apostolado.

Reza-se:

Sexto Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio:, vossa memória era tão prodigiosa, que sabia quase toda a Sagrada Escritura de cor. Isto prova um grande amor pela Palavra de Deus.

Costumáveis ler, estudar e meditar todos os dias as Sagradas Escrituras.

Ensinai-me, ó Santo, o amor à Palavra de Deus. De vós quero aprender a estimar o tesouro contido na Bíblia Sagrada. 

Quero conhecer as riquezas do amor de Deus que ali se revelam. Ensina-me a viver de acordo com esta mensagem de Deus.

Reza-se:

Sétimo Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, vossa caridade foi um exemplo para todos que vos conheceram. Em vossa vida sabíeis consolar os tristes, os que se apresentavam abatidos sob o fardo de duros problemas e provações.

Dai-me um coração compassivo semelhante ao vosso. Que eu esteja disposto a ajudar os necessitados, consolar os tristes, e sempre tenha uma boa palavra para os desanimados e os que sofrem.

Reza-se:

Oitavo Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, homem da santa oração, uma de vossas preocupações, era a de que o estudo e o trabalho não apagassem o espírito da santa oração. Além disso, eleváveis vossa alma a Nosso Senhor, dominando e disciplinando as paixões da carne e do espírito, através de rudes penitências.

Ensinai-me a fidelidade na vida de oração.

Ensinai-me a rezar com amor e devoção como vós sabíeis fazer.

Ensinai-me o espírito de renúncia e mortificação, para que, superando o egoísmo e as outras paixões, viva na graça e na paz dos filhos de Deus.

Reza-se:

Nono Dia da Novena de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, passastes a vida fazendo o bem a todos, a exemplo de Jesus Cristo. Denunciastes os vícios da sociedade. Reconciliastes famílias que viviam no ódio.

Por vossa palavra inspirada, ao mesmo tempo firme e suave, reconduzistes muitos para o caminho do bem.

Ensinai-me, vos peço a praticar o bem, a promover a paz e a unidade entre os homens, para que mereça ser contado entre os pacíficos, porque eles verão a Deus.

Reza-se:

Leia mais sobre Santo Antônio de Pádua

História de Santo Antônio de Pádua

Santo do dia - Santo Antônio de Pádua I 13 de Junho

Significados e Simbolismos da Imagem de Santo Antônio de Pádua

Consagração a Santo Antônio de Pádua

Oração a Santo Antônio de Pádua para encontrar um amor

Ladainha de Santo Antônio de Pádua

Oração de Libertação de Santo Antônio de Pádua

Conheça o Terço de Santo Antônio de Pádua

Anterior
Anterior

Novena a São José

Próximo
Próximo

Novena de São Francisco de Assis