Natividade de São João Batista - 24 de Junho

A Igreja celebra no dia de hoje a Solenidade da Natividade de São João Batista e, dia 29 de agosto, celebrará a memória do seu martírio.

Não há nenhum outro santo que a Igreja celebra os dois acontecimentos, celebra, geralmente apenas o "nascimento para o céu", exceto no caso do próprio Jesus Cristo (Natal e Sexta-feira Santa) e da Virgem Maria (8 de setembro e 15 de agosto).

São João Batista foi o precurssor de Cristo, ou seja, o último dos profetas do Antigo Testamento. Sua missão foi preparar os corações do povo para a vinda iminente do Messias, chamar a todos para uma vida de santidade.

Eis a sua importância que fez Jesus mesmo dizer que: “Entre os filhos de mulher, ninguém ultrapassa João Batista.” (Lc 7,28)

O nascimento milagroso de São João Batista

O Evangelista São Lucas nos conta que João, o "Batista", o "Precursor", nasceu numa cidade do reino de Judá, perto de Hebron, nas montanhas ao sul de Jerusalém e que era descendente do santo pariarca Abraão, iniciador da história do povo de Israel.

Seu pai foi o sacerdote São Zacarias (da geração de Aarão) e sua Mãe foi Santa Isabel (da geração de Davi), prima da Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Lucas ressalta também as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento de João Batista. Zacarias é visitado pelo Arcanjo Gabriel que lhe anuncia o nascimento de seu filho.

Isabel, estéril e já idosa, daria a luz a um filho e este menino seria o último dos profetas do Antigo Testamento, aquele que prepararia o caminho para a vinda do Messias, que seria concebido no ventre da Virgem Maria, seis meses após a concepção de João.

Considerando o fato de que, tanto ele quanto sua esposa, já tivessem a idade avançada, Zacarias não acreditou nas palavras do anjo, com isso Deus permitiu que ele ficasse mudo, voltando a falar somente após o nascimento de João.

O encontro com Nossa Senhora

João, antes mesmo de nascer percebe a presença de Jesus "estremecendo de alegria" no ventre materno por ocasião da visita de Maria à sua prima Isabel.

Enviado por Deus para “endireitar os caminhos do Senhor”, foi santificado pela graça divina antes mesmo que seus olhos se abrissem à luz. “Eis — diz Isabel, repleta do Espírito Santo, a Maria — quando tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre”. (Lc 1,44)

O nome de João

Após oito dias do nascimento de João, seu pais o levaram para a circuncisão, conforme a tradição dos judeus. Os que acompanhavam a circuncisão do menino, queriam colocar o nome de seu pai, Zacarias, mas interveio Isabel dizendo que a criança se chamaria João.

Este foi o nome que o próprio Deus havia indicado por meio do Arcanjo Gabriel: "Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi atendida: Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu o chamarás João" (Lc 1,13).

São João Batista, rogai por nós!

Anterior
Anterior

São Guilherme de Vercelli - 25 de Junho

Próximo
Próximo

São José Cafasso - 23 de Junho