Nossa Senhora Desatadora dos Nós - 15 de Agosto

A devoção de Nossa Senhora Desatadora dos nós nos levam ao ano 1700, devido a uma pintura de Johann Schmittdner.

Essa imagem se tornou conhecida como "Maria Knotenlöserin", que significa "Maria, Desatadora dos Nós" em alemão. Com o tempo, essa devoção se espalhou e ganhou muitos devotos, que encontravam consolo e esperança ao recorrer à intercessão de Nossa Senhora.

No Brasil começou a ganhar força durante a década de 90, sendo que o primeiro Santuário dedicado a Virgem Desatadora foi erguido no início dos anos 2000. Porém na Argentina é muito popular desde a década de 1980, ano em que o Papa Francisco teve seu primeiro contato com essa imagem.

A pintura onde Nossa Senhora Desatadora dos nós aparece se inspira na visão do apóstolo São João: "E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça." (Apocalipse 12:1).

Inicialmente a pintura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi enviada para o palácio a família do padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, porém, devido a sua grande beleza o quadro foi então colocado na igreja de Sankt Peter na cidade de Perlach para veneração pública. Porém a devoção de Nossa Senhora Desatadora dos Nós ganharia força após relatos de graças atribuídos a ela, sendo rápidamente aclamada e aceita pelo povo.

A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós é frequentemente procurada por aqueles que buscam auxílio em situações complicadas, conflitos e preocupações. Maria é vista como a intercessora que pode ajudar a desatar os "nós" que muitas vezes encontramos em nossos caminhos, seja na esfera espiritual, emocional ou material.

Porém, não apenas aos simples problemas do cotidiano nós podemos recorrer a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós:

Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitaste com toda a humildade a vontade do Pai, e o maligno nunca foi capaz de envolver-te com suas confusões.

Junto ao teu Filho, intercedeste por nossas dificuldades e, com toda a paciência, nos destes exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida.

E, ao desatá-las, com mãos generosas, nos ofereces a Deus, para que Ele possa perdoar-nos e nós recobrarmos a Sua graça.

Santa Maria, Mãe de Deus, nossa Mãe, que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que recebas em tuas mãos (mencione seus pedidos) e que nos livres das amarras e confusões com que nos castiga aquele que é nosso inimigo.

Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem que nos unamos a Deus, para que, livres de toda confusão e erro, O louvemos em todas as coisas, coloquemos nele nossos corações e possamos servir a Ele sempre através dos nossos irmãos. Amém.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por nós.

Anterior
Anterior

São Roque - 16 de Agosto

Próximo
Próximo

Assunção de Nossa Senhora - 15 de Agosto