Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Significados e Simbolos

Vamos hoje conhecer os significados e símbolos presentes na imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora da Conceição

Antes de tudo é necessário entender que esta imagem de Nossa Senhora é, na verdade, a imagem da Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição.

Aqui a palavra ‘conceição’ estão subentendidas a Encarnação do Verbo e a firme convicção da fé sobre o Dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Esta iconografia comum do século XVIII foi esculpida por Frei Agostinho de Jesus, por volta do ano de 1600, em estilo barroco, sendo assim uma imagem simples, devido ao estilo de confecção de imagens daquela época, porém quando se compreende a imagem de Nossa Senhora da Conceição, é possível entender toda a beleza, e complexidade deste ícone.

Sabendo desse fato, fica mais fácil entender o porquê do nome completo de nossa padroeira é Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As flores no cabelo da Virgem Maria

Ao observar a imagem de Nossa Senhora Aparecida é possível observar que seus cabelos estão adornados por três flores, estas representam a Santíssima Trindade.

O rosto de Nossa Senhora

Seu rosto é delicado e apresenta bochechas avantajadas, covinha no queixo e boca pequena com um sorriso discreto, podendo observar até mesmo seus dentes. Seus olhos, apesar de não ter as pupilas desenhadas, é profundo e amplo. O semblante da Virgem Maria nos mostra sua alegria de ser a Mãe do Salvador.

A fita na cintura de Maria

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida representa-a grávida e isto é atestado não apenas no semblante de Maria mas principalmente por causa da fita que está em volta de sua cintura, símbolo este presente em todas as imagens que representa a Virgem Maria grávida de Jesus Cristo.

As mãos postas em oração

Ao contemplar a imagem de Nossa Senhora Aparecida vemos que ela está de mãos postas em preces num gesto de contínua oração. Assim como ela rezou em toda sua vida, ela continua a elevar suas mãos postas aos céus em sinal de oração para interceder junto a Deus pelas necessidades dos seus filhos que recebestes do Cristo ainda no alto da cruz (cf Jo 19,26).

Pelas mãos postas aos céus, Maria é para nós sinal de esperança que podemos sempre contar com sua intercessão junto de Deus. Colocamos nas mãos de Nossa Senhora, os pedidos para que subam aos céus como o perfume do incenso, “E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos” (Ap. 8,4).

A meia lua e o Anjo sob seus pés

Na parte inferior da imagem, encontramos outros importantes símbolos. Embaixo dos pés, está a lua, que nos remeta àquela passagem do Livro do Apocalipse:

“Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12, 1)

Maria é singela, delicada, mãe, mas também é aquela que nos protege de todo o mal, a Rainha dos Céus e da Terra.

Na imagem é possível também observar um Anjo. A figura do Anjo nos representa um anúncio que Deus deseja fazer ao povo e é justamente o que o encontro da imagem de Aparecida representa.

O manto triangular

O manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida é feito em formato triangular e seus três pontos nos remete à Santíssima Trindade. Além disso o manto está aberto simbolizando que Maria está sempre nos acolhendo para nos conduzir ao caminho de Deus.

A coroa

A coroa remete a realeza de Maria, sendo ela a Rainha dos Céus, a Rainha da Igreja e a Rainha do Brasil. Sendo a coroa da imagem original de Nossa Senhora Aparecida um presente da Princesa Isabel por graças alcançadas.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Anterior
Anterior

Imagem de Nossa Senhora de Fátima - Significados e Símbolos

Próximo
Próximo

Imagem de Nossa Senhora das Graças - Significado e Simbolos