Imagem de Santa Luzia significados e símbolos

Hoje falaremos sobre a protetora dos olhos, Santa Luzia, seu nome no latim Lúcia, deriva de "Luz". Ficou conhecida por ser uma mártir do início do cristianismo.

A bandeja da Imagem de Santa Luzia

Na imagem de Santa Luzia podemos ver uma bandeja com dois olhos, esta representa seu martírio e sacrifício por sua fé em Jesus Cristo.

Conta a história que Santa Luzia arrancou os próprios olhos, e outros ainda mais bonitos nasceram no mesmo instante. Porém um nobre que queria a todo custo se casar com Santa Luzia vendo aquela situação, e sendo rejeitado por ela decidiu denunciá-la ao imperador que na época perseguia os cristãos. Após isso ela foi presa, torturada e mesmo assim por não negar sua fé passou pelo martírio.

A Fita Amarela na Túnica de Santa Luzia

Na imagem de Santa Luzia é possível ver uma fita amarela sob sua túnica, que representa seus votos de castidade, e sua vitória sobre a corrupção da humanidade, além de demonstrar que ela possuía grande proteção de Deus devido a sua fé.

A Palma

Na imagem de Santa Luzia é possível ver uma palma, esta planta é utilizada para representar os santos que morreram martirizados, representando a vitória de Cristo e dos santos sobre a morte e o pecado.

O manto verde

É possível ver na imagem de Santa Luzia um manto verde, esta cor representa a esperança, a vida e seu triunfo sobre a morte, é a representação da vida desta santa após sua morte.

O véu branco

O véu branco na imagem de Santa Luzia representa a pureza, santidade e inocência, nos relembrando que ela morreu casta. Além do mais o véu branco é ligado ao Véu o Tabernáculo, do Santo dos Santos no Templo de Salomão, sendo utilizado para proteger oas objetos sagrados durante a eucaristia.

Anterior
Anterior

Imagem de São Francisco de Assis - Significados e Símbolos

Próximo
Próximo

Imagem de Santo Antônio de Pádua - Significados e Símbolos