Pais e Pedagogos pelo Diálogo

Posted by

·

Se se pode falar que Deus tem um sonho, Jesus o expressou: foi o sonho da unidade. “Que todos sejam assim como nós” (Jo 17,11). “Como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21).

E foi Ele mesmo quem deixou os fundamentos da santa pedagogia da unidade, mistério que jamais entenderemos. Nunca seremos um, como Pai e Filho e Espírito Santo o são, mas poderemos ser uma família, uma comunidade, uma igreja em permanente busca de unidade.

A pedagogia do diálogo é uma das mais acendradas formas de santidade. Santo é que santo, dialoga, fala e deixa falar, como Jesus o fez. Santo que é santo inclui o outro! Abandona-se o diálogo e a família, a Igreja, a sociedade implodem. Pratique-se e as chances de paz e de sucesso aumentarão. Se um dos membros se negar a dialogar o peso recairá sobre ele. Os demais crescerão.

Catequese do Diálogo – Diálogo é a capacidade de ver as coisas também a partir do ponto de vista do outro. É buscar o “logos”, a essência com e através da busca do outro. Amor é diálogo: se não for, deixa de ser amor. Sexo é diálogo: se não for, perde o seu sentido fundamental. Família é diálogo: não o sendo, esfacela-se. O diálogo existe porque o outro existe. O outro deveria nascer do diálogo. Se não foi, encontre-se no perdão e em outro coração que o acolham. Mas sem o “dia” e o “logos” perde-se o sentido de pessoa.

Por isso uma das primeiras catequeses de uma família é a do diálogo. Entrei na vida de um outro, de uma outra, ornamo-nos um significativo “nós”, criamos outros e somos chamados a viver com os outros, pelos outros, nos outros: em diálogo. Quero saber como ele vê a vida, como sente, quais são as suas relações e suas reações, até porque família é uma sequência de laços e relações e de reações.

Educar para relações e reações é o começo da transmissão da fé. Deus fez e faz isso conosco. Relacionou-se, relaciona e vai ensinando, por sinais e pelos profetas, dois dos quais são o pai e a mãe, como devemos reagir às relações Dele e do mundo.

Fonte: com informações da Revista Família Cristã

Avatar de Nossa Sagrada Familia

About the author