Liturgia diária – 06/11/2025 – Quinta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum

Posted by

·

Leituras

  • 1ª Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos 14, 7-12 — “Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos… vivos ou mortos pertencemos ao Senhor.” 
  • Salmo Responsorial: Livro dos Salmos 27, 1bcde.4.13-14 — “Sei que a bondade do Senhor hei de ver na terra dos viventes; espera no Senhor e tem coragem.” 
  • Evangelho: Evangelho segundo São Lucas 15, 1-10 — A parábola da ovelha perdida e da dracma perdida, em que Jesus acolhe os “pecadores” e convida à alegria no reencontro. 

Reflexão

Hoje somos convidados a refletir sobre duas atitudes centrais à vida cristã: pertencimento a Deus e a alegria do reencontro.

1. Pertencemos ao Senhor

A leitura de Paulo lembra-nos que não vivemos para nós mesmos nem morremos para nós mesmos — seja na vida ou na morte, pertencemos ao Senhor. Isso nos chama a viver com consciência de que somos de Deus, e por Ele. A pertença ao Senhor redefine nossa liberdade, nossos vínculos, nossa finalidade.

2. A alegria de buscar e reencontrar

No Evangelho, vemos Jesus acolhendo “os pecadores” que se aproximam. Ele conta duas parábolas de busca e encontro: uma ovelha perdida, uma dracma perdida. A dinâmica é clara: busca, encontra e festeja. O convite para nós: se nos sentimos perdidos, ou se temos ao nosso redor pessoas que se afastaram — este é o momento de coragem, de volta ao lar do Pai com alegria.

3. Unidade pessoal e comunitária

Viver para o Senhor implica também em relacionamento com os irmãos. Paulo adverte sobre julgar o outro: “E tu, por que julgas o teu irmão?” (Rm 14,10). Estamos unidos no Senhor, chamados a respeitar, a apoiar. E no Evangelho, o motivo de festa é comunitário — o anjo, a mulher e a comunidade que se alegram com o reencontro. A fé cristã não se vive sozinha.

Aplicação para nós hoje

  • Pergunte-se: “Em que parte da minha vida precisei lembrar que pertenço ao Senhor?”
  • Existe alguém em meu círculo (família, trabalho, comunidade) que se sente “perdido” ou afastado da fé? Como posso acolher-lo nessa dinâmica de busca, encontro e alegria?
  • Estou disposto(a) à alegria do Reino, ou vivo uma fé marcada pelo peso, pelo medo ou pela obrigação? O Senhor quer festa em nosso coração.

Palavra-chave para o dia

“Pertencimento” — Estamos firmados no Senhor; Ele é nossa segurança, nossa origem, nosso destino.

Oração sugerida

Senhor Deus, que me fizeste teu, ajuda-me a viver consciente de pertença a Ti. Quando me sentir perdido ou distante, leva-me de volta ao Teu coração. Que eu celebre o Teu amor com alegria, acolhendo os outros como Tu me acolheste. Amém.

Você também pode acompanhar a leitura da Liturgia Diária no nosso canal do Youtube:

Ou pode escutar no nosso podcast, no Spotify.

E pode estudar e refletir sobre as leituras acompanhando a nossa Lectio Divina, preparada exclusivamente para os membros do canal da Nossa Sagrada Família.

Conheça a nossa loja online clicando aqui e nos siga nas redes sociais.

Até breve!

Avatar de Nossa Sagrada Familia

About the author