Nossa Sagrada Família

View Original

Por que devemos rezar pelos falecidos?

A Igreja inicia o mês de Novembro fazendo memória aos fiéis falecidos que já obteve o privilégio da visão beatifica, ou seja, estão face a face com Deus na glória eterna, e no dia seguinte, a memória dos fiéis falecidos que, apesar de já estarem salvos, ainda estão em processo de purificação no purgatório.

Como Mãe e Mestra, a Igreja nos faz recordar daqueles que o tempo pode nos fazer esquecer, que são os nossos entes queridos que ainda necessitam das nossas preces e penitencias para encontram com o Senhor do Céu e da Terra face a face.

Não devemos cair na ilusão de que todos aqueles que já partiram já estão no Céu gozando da eterna alegria. Muitos ainda sofrem as penas do purgatório ansiosos para descansar nos braços do Pai Eterno. E para que essas benditas almas encontrem o descanso eterno, são necessárias as nossas orações aqui na terra.

Rezar pelos nossos falecidos é uma verdadeira obra de misericórdia, recompensada por Deus com inúmeras graças e bênçãos, pois o Senhor nos faz participantes na salvação do irmão.

No dia 30 de Outubro de 2013, o Papa Francisco explicou que, assim como os santos intercedem diante de Deus por nós, podemos rogar ao Senhor pelas almas do purgatório.

“Todos os batizados da terra, as almas do purgatório, e todos os beatos que já encontraram se encontram no Paraíso formam uma única grande Família. Esta comunhão entre a terra e o Céu realiza-se especialmente na prece da intercessão. ”  Disse naquela ocasião.

Neste dia em que celebramos o dia dos finados, é possível lucrar indulgência plenária (Absolvição sacramental que livra a pessoa do purgatório) por um falecido em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos.

Para isso são necessárias algumas condições:

1 – Confessar-se bem, rejeitando todo o pecado

2 – Participar da Santa Missa e comungar com esta intenção

3 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai Nosso, Ave Maria e Glória

4 – Visitar o cemitério e rezar pelo falecido.

Obs.: Fora da semana dos falecidos, o item 4 pode ser substituído por: Terço em família diante de um oratório, Via-Sacra na igreja; meia hora de adoração do Santíssimo ou meia hora de leitura bíblica meditada.