Nossa Senhora das Graças: a Virgem da Medalha Milagrosa

Hoje a Igreja celebra Aquela que foi planejada antes mesmo da concepção do mundo para dar a luz ao Filho  do Homem. É à Senhora das Graças que o Anjo Gabriel apareceu, dizendo-Lhe: “Ave, cheia de graça!”. É seu exemplo que todos nós, cristãos, temos procurado seguir desde nosso batismo, pois seu SIM ao projeto salvífico de Deus transformou o mundo, pelo amor. 

O título de Nossa Senhora das Graças  

Desde sempre a Igreja intitula Maria como portadora da graça, mas somente em 27 de novembro de 1830, em Paris, que este título foi efetivamente aplicado e reconhecido.

Neste local e data, Catarina Labouré, uma jovem membro da ongregação de São Vicente de Paulo, foi proibida de rezar na capela. Estando em oração em sua clausura, viu Maria que se revelou a ela como Nossa Senhora das Graças.

Mais do que a aparição, Maria deu a Catarina algo mais importante, como pode se ler no depoimento da própria noviça: “...uma Senhora de mediana estatura, de rosto muito belo e formoso... Estava de  pé, com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até os pés... As mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas. A Santíssima Virgem disse-me: ‘Eis o símbolo das Graças que derramo sobre todas as pessoas que mas  pedem ...’ Formou-se então, em volta de Nossa Senhora, um quadro oval, em que se liam, em letras  de ouro, estas palavras: ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós’. Depois disso o quadro que eu via virou-se, e eu vi no seu reverso: a letra M, tendo uma cruz na parte de cima, com um traço na base. Por baixo: os Sagrados Corações de Jesus e de Maria. O de Jesus, cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas. Ao mesmo tempo, ouvi distintamente a voz da Senhora, a dizer-me: ‘Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram, com devoção, hão de receber muitas graças”.

A revelação da medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças

No depoimento acima podemos ler e visualizar a medalha de Nossa Senhora das Graças, que se formou na frente de Catarina Laouré e é hoje para nós sinal de fé. Graças à medalha, a França foi retirada de uma terrível onda de peste negra.

A partir deste livramento, a medalha tomou fama e foi cunhada aos milhares, se tornando a mais reproduzida de todos os tempos!

Para o papa Pio XXII, esta milagrosa medalha “desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa".

É importante conhecermos os detalhes e a simbologia da medalha para que nossas orações possam ser mais concretas e as graças necessárias sejam alcançadas:

- a túnica e o véu
De cor branca, simboliza a pureza de Nossa Senhora das Graças.

- o cinto azul
Representa o céu. Estando em contato com a túnica, mostra-nos que, para chegar ao céu, é necessário pureza de coração e santidade.

- o manto azul
É o céu, significando que Maria é um ser humano que está no céu, na glória celestial, junto de Deus.

- a coroa de 12 estrelas
Representa o reinado da Virgem Maria, no céu e na terra. As 12 estrelas representam os 12 apóstolos.

- o globo
Representa o poder que Nossa Senhora tem sobre o mundo inteiro, sendo a única intercessora junto ao Seu Filho.

- os raios
Os mais espessos correspondem às graças alcançadas. Os mais finos são as graças que as pessoas se esquecem de pedir.

Muito além da medalha milagrosa

Nossa Senhora das Graças apareceu três vezes para a jovem Catarina. Em todas, trouxe mensagens. Todas aconteceram em 1830, sendo que a primeira foi em julho, próximo das festividades do Fundador da Congregação, São Vicente de Paulo. Nela, Nossa Senhora revelou calamidades e perseguições para a França com “...igrejas profanadas, cruzes lançadas por terra, comunidades religiosas invadidas, devastadas e destruídas, sacerdotes perseguidos e maltratados”.

A segunda aconteceu em novembro, quando Nossa Senhora revelou a medalha milagrosa. A última deu-se em dezembro daquele mesmo ano, quando a medalha tornou-se ainda mais clara, mostrando, assim, a abundância das graças de Deus derramadas sobre nós por meio da devoção a Nossa Senhora.

Quem foi Santa Catarina Laouré?

Muito cedo assumiu as responsabilidades domésticas e os cuidados de seus irmãos, após a morte de sua mãe. Após o fim da educação dos irmãos, consagrou-se a Congregação das Filhas da Caridade.

A partir de 1830, sua vida com a Igreja e com Jesus se intensificou com as aparições da Virgem Maria. Santa Catarina viveu por 46 anos em um convento, sem alarde por ter sido o canal para a proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854.

Aparições no Brasil

A Santíssima Virgem Maria apareceu em agosto de 1936, no estado de Pernambuco, a duas meninas, Maria da Luz e Maria da Conceição. Nestas aparições, Nossa Senhora das Graças pede que “para se evitar o castigo, é preciso rezar o Santo Rosário, fazer penitência, ter devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria”.

"Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém”.

Rezar três Ave-Marias e depois a jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Anterior
Anterior

O que é a Humildade?

Próximo
Próximo

O poder da medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças