Passagens na Bíblia sobre o amor de Deus

Falar do amor de Deus é uma tarefa desafiadora, isto porque é simplesmente impossível descreve-lo e explica-lo por completo.

De fato, não é exagero afirmar que o amor de Deus é inefável, visto que diante da infinita grandeza de Deus e da nossa pequenez, não podemos, por nossas próprias forças, nem pela nossa limitada razão, conceber o entendimento de algum atributo de Deus.

Nós só conhecemos de Deus aquilo que Ele mesmo se dispõe a nos revelar.

E assim Ele o tem feito.

Desde o início dos tempos Deus tem revelado o seu amor, seja através da Obra da Criação, seja pela boca dos profetas, pela Palavra e ainda de forma mais sublime em sua autorrevelação na Pessoa de Jesus Cristo, em virtude da Encarnação do Verbo, de sua dolorosa Paixão, em sua Morte redentora na Cruz e em sua Gloriosa Ressurreição e Ascenção aos Céus.

Em virtude desta revelação e ainda inúmeras outras as quais podemos observar na vida dos Santos, foi-nos permitido “caracterizar”, ainda que de modo imperfeito, um pouco deste inefável mistério.

O amor de Deus é infinito

O amor de Deus não tem começo e nem tem fim, porque o próprio Deus, que é amor, nunca teve começo e nunca terá fim: “De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor” ( Jer 31,3). Deus sempre ama você e sempre o amará. Sempre! [2]

O amor de Deus é extático

A palavra extático tem a ver com "“estar fora de si”, em “êxtase”, isto é, o amor que precisa sair de si mesmo para voltar à necessidade do amado, algo que podemos assemelhar ao amor de uma mãe que, mesmo estando cansada, corre para socorrer seu bebê.

De modo mais sublime, Deus “saiu de si”, por assim dizer, e encarnou-se para vir ao encontro do gênero humano. Para recordar a famosa expressão de Santo Irineu de Lião, que aparece no Catecismo, “o Verbo de Deus habitou no homem e fez-se Filho do Homem, para acostumar o homem a apreender Deus e Deus a habitar no homem, segundo o beneplácito do Pai” (n. 53). [1]

O amor de Deus é pessoal

Sendo o amor de Deus extático, ou seja, um amor de doação, ele “vai ao encontro de algo”, vai de encontro à nós.

Porém, este amor não se generaliza, muito pelo contrário, Deus em sua infinita bondade ama cada pessoa de forma única e pessoal.

De que forma podemos saber disso?

Em primeiro lugar pelo modo em que somos constituídos em nosso ser de forma única e exclusiva.

Por mais semelhante que sejamos em nossa constituição física e mesmo genética a verdade é que nenhum ser humano é igual, seja biologicamente, seja espiritualmente.

Deus não somente deu-nos a existência, como o fez a todas as coisas, mas criou-nos à sua imagem e semelhança, de modo que pudéssemos compartilhar de sua suprema Bem-aventurança.

Nenhuma vida humana é um acidente, independentemente do modo como cada ser humano foi gerado, se você foi concebido, significa que, dentre infinitas possibilidades de seres humanos, você foi aquela que Deus mais amou, de modo que Ele desejou ardentemente a sua existência.

Para Deus cada pessoa é única pois Ele a todos criou, pensou e amou individualmente. Deus conhece as suas faltas, as suas fraquezas e as suas limitações, mas Ele te ama e deseja unir-se contigo mesmo assim, estando disposto até mesmo em morrer numa Cruz para te salvar.

Deus revela o seu amor nas Sagradas Escrituras

Como já dissemos, Deus revela o seu amor a nós e manifesta-o de diversas maneiras desde o inicio dos tempos. Uma dessas manifestações está contida nas Sagradas Escrituras, que é a própria Palavra de Deus, portanto vejamos a seguir algumas passagens que nos auxiliam a compreender um pouco mais deste infinito amor.

  • “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jeremias 1, 5)

  • “Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.” (1 São João 4, 10)

  • “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.” (Jo 15, 9)

  • “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.” (Jo 15, 16)

  • “Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.” (Mt 10, 29-31)

  • “Amo os que me amam. Quem me procura, encontra-me.” (Provérbios 8, 17)

  • “Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.” (Jeremias 31, 3)

  • “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2:4-5)

  • “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8)

  • “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3, 16-17)

Referências

[1] https://padrepauloricardo.org/episodios/as-quatro-notas-do-verdadeiro-amor

[2] https://blog.cancaonova.com/vocacional/caracteristica-do-amor-de-deus/#:~:text=O%20amor%20de%20Deus%20%C3%A9%20eterno%3A,voc%C3%AA%20e%20sempre%20o%20amar%C3%A1.

Leia também

Você tem escutado Deus?

Reflexão de Mateus 12, 50

Anterior
Anterior

Conheça os Famosos Devotos de Nossa Senhora Aparecida

Próximo
Próximo

Evangelizar é propagar o Amor de Deus