Qual a origem da Quaresma de São Miguel?

Uma tradição franciscana, a Quaresma de São Miguel Arcanjo é um tempo especial de oração e penitência. Tem início no dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, e termina no dia 28 de setembro, na véspera da festa em honra aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Uma devoção de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis foi um santo que na sua vida terrena procurava nutrir muito a sua alma para não esfriar o seu amor por Jesus, com um espírito de oração e sacrifício muito grande. Para isso, ele rezava por ano três quaresmas, além de outro período de jejum e oração em honra a Santa Mãe de Deus, pelo qual tinha um doce e especial amor, que ia da festa de São Pedro e São Paulo Apóstolos à festa da Assunção.

Foi de um modo muito especial que, na Quaresma de São Miguel Arcanjo, Deus coroou Francisco de graças abundantes, entre elas a de marcá-lo em seu corpo, pelo profundo desejo de imitar ao seu Filho Jesus Cristo, com os sinais de sua Paixão.

As fontes franciscanas relatam que entre 15 de agosto e 29 de setembro de 1224, Francisco de Assis dirigiu-se, como de costume, ao Monte Alverne com Frei Leão e Frei Rufino a fim de fazer uma quaresma de oração e jejum em honra a São Miguel. Na proximidade de 14 de setembro, festa da exaltação da Santa Cruz, Francisco tem a visão de um Serafim Alado e Crucificado e recebe os estigmas, ou seja, as cinco chagas que Cristo recebeu na Crucificação.

São Boaventura diz em sua “Legenda Maior” em seu capítulo 9, parágrafo 3, dos escritos biográficos de São Francisco: "um vínculo de amor indissolúvel unia-o aos anjos cujo maravilhoso ardor o punha em êxtase diante de Deus e inflamava as almas dos eleitos".

São Miguel, sobretudo, a quem cabe introduzir as almas no paraíso, era objetivo de uma devoção especial, em razão do desejo que tinha Francisco de salvar todos os homens. Era de seu conhecimento a autoridade e o auxílio que o Arcanjo Miguel tem em exercício das almas, em salvá-las no último instante da vida e poder de ir ao purgatório retirá-las de lá.

São Miguel Arcanjo

“Naquele dia, vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (cf Dn 12,1)

São Miguel está presente desde o início da caminhada do povo eleito e se destaca como defensor, protetor diante de Deus; não é à toa que seu nome “Miguel” significa “Quem como Deus?” e sua imagem – com as vestes de guerreiro, o escudo e a lança – simboliza a prontidão para lutar, como também a balança representa a justiça divina.

No entanto, a Tradição da Igreja o descreve também como guardião dos agonizantes, aquele que leva as almas ao Trono de Deus para o julgamento, invocado como nosso advogado na vida e na hora da morte (cf. Jd 1, 9).

Mas é como um anjo guerreiro que ele se destaca conforme narra o livro do Apocalipse 12,7-8:

“Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado e eles perderam seu lugar no céu”.

Sua fama é porque São Miguel travou a primeira batalha contra Satanás e o motivo foi seu amor, e submissão a Deus. Mas Deus precisa de defesa? Não precisa, porém, somos nós quem precisamos defender o nosso amor a Deus, e São Miguel nos ensinou isso.

Dessa forma, a Quaresma de São Miguel tem um grande poder de nos alertar para os perigos que sofremos todos os dias, principalmente a nossa alma, a fé e o amor a Deus. Portanto, assim como a Igreja reza, também nós o fazemos pela defesa de nossa vida.

Práticas recomendadas durante a Quaresma de São Miguel


Durante a experiência da Quaresma de São Miguel Arcanjo, podemos adotar certas práticas para enriquecer a nossa devoção. Uma delas é montar um altar dedicado a São Miguel, com uma imagem ou estampa do Arcanjo. Esse espaço se transforma em um local de oração — uma referência visual que auxilia o fiel durante sua prática devocional.

Nesse contexto, outro ato simbólico é acender uma vela benta, que simboliza a luz de Cristo. Além disso, oferecer uma penitência pessoal é uma prática comum em devoções particulares — um pequeno sacrifício que seja, mas por amor a Jesus.

Em seguida, fazer o sinal da cruz, rezar a oração inicial e a ladainha de São Miguel Arcanjo também são práticas muito valiosas.

Motivos para fazer a Quaresma de São Miguel

Inúmeros são os benefícios na vida de quem se dedica a prática da oração. Ao realizar a Quaresma de São Miguel estamos nos colocando debaixo da poderosa proteção dos Santos Anjos, fazendo florescer em nós, a exemplo do próprio Arcanjo Miguel, as virtudes necessárias para vencer todas as incidias do inimigo.

A Quaresma de São Miguel nos auxilia a aumentar nosso amor a Deus. O amor fez São Miguel sair em defesa de Deus, então se quisermos que o amor a Deus vença em nós, rezemos a quaresma!

Outro fator: a palavra certa, na hora exata e do jeito correto! Lembre-se do que disse São Miguel: Quem como Deus? Essa pergunta é uma afirmação forte que estremeceu o céu e abalou Lúcifer.

Da mesma forma, precisamos dizer às diversidades da vida quem é o nosso Deus, mas com convicção e sem medo. Isso significa decidir por Deus em qualquer situação, mesmo que nos custe prestígio, amigos ou status social – coisas que o mundo venera.

Mas para alcançarmos essa força interior, precisamos de práticas espirituais fortes, e a quaresma de São Miguel é um caminho de oração que fortalece nosso interior, reveste nossa alma e nos põe de prontidão contra as ciladas do inimigo.

Por fim, outro benefício é a salvação dos nossos familiares, como também a intercessão por nossos amigos e todos os que participam da nossa vida. Devemos rezar pela Igreja e seus pastores para que ela continue a missão de anunciar Jesus com coragem.

Quer aprender a rezar a Quaresma de São Miguel Arcanjo? Então confira este próximo artigo!

Aprenda a fazer a Quaresma de São Miguel

Referências

  1. https://franciscanos.org.br/noticias/quaresma-de-sao-miguel-arcanjo-uma-tradicao-franciscana.html#gsc.tab=0

  2. https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/quaresma-de-sao-miguel/#:~:text=A%20origem%20da%20Quaresma%20de%20S%C3%A3o%20Miguel%20Arcanjo%20est%C3%A1%20relacionada,da%20Quaresma%20e%20do%20Advento.

  3. https://comunidadepiox.org.br/como-surgiu-a-quaresma-de-sao-miguel-arcanjo/

  4. https://www.comsantosanjos.org.br/motivos-para-voce-rezar-a-quaresma-de-sao-miguel/

Anterior
Anterior

Aprenda a fazer a Quaresma de São Miguel

Próximo
Próximo

O Batismo ministrado por outras igrejas cristãs é válido pela Igreja Católica?