🚚 Frete grátis acima de R$300💳 10% off no Pix⭐ +80 mil clientes atendidos Visitar loja →

Liturgia Diária – 18/11/2025 | Terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum

Liturgia de 18 de novembro, terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Leituras e reflexão sobre a confiança em Deus que vê e age por nós.

Por Nossa Sagrada Família

Capa da Liturgia Diária com uma cruz sobre a paisagem escura

Leituras

  • 1ª Leitura: Segundo Livro dos Macabeus 6,18-31 
  • Salmo Responsorial: Salmo 3,2-3.4-5.6-7 (R. 6b) 
  • Evangelho: Evangelho segundo São Lucas 19,1-10 
  • Cor litúrgica: Verde

Reflexão

Hoje a liturgia nos convida à confiança plena em Deus que vê e age, mesmo nas circunstâncias mais adversas.

  1. Coragem na fé até o fim: na 1ª leitura (2Mc 6,18-31) vemos homens que, diante da opressão extrema, preferem a fidelidade a Deus ao que parece fácil ou seguro. Mesmo sob tortura, mantêm a esperança. Isso nos desafia: em quais situações estamos dispostos a permanecer fiéis, apesar do medo ou da pressão?
  2. O encontro inesperado com Jesus: no Evangelho (Lc 19,1-10), temos o encontro de Jesus com Zaqueu, o cobrador de impostos: um homem pequeno, excluído, determinado a ver quem era Jesus. E Jesus, movido por misericórdia, chama-o e transforma sua vida: “Hoje chegou a salvação a esta casa”. Esse episódio nos mostra que Jesus vai ao encontro de cada um — mesmo se escondido, excluído ou em “lugar difícil”.

Aplicação para o dia de hoje

  • Em que aspecto da minha vida preciso manifestar uma fé corajosa, ainda que isso custe algo?
  • A quem preciso permitir que Jesus entre — alguém que eu exclui, julgo ou ignoro?
  • Que atitude concreta posso ter hoje para acolher a salvação de Cristo em meu coração ou em meu lar?

Palavra-chave para o dia

“Confiança + Encontro” — confiar que Deus age mesmo quando não vemos e permitir-lhe um encontro transformador.


Oração sugerida

Senhor Jesus,

que eu tenha a coragem de permanecer fiel nos desafios,

e a humildade de reconhecer-Te quando vêm ao meu encontro.

Abre meus olhos, liberta-me das prisões invisíveis,

e faz-me testemunha viva de Tua graça.

Amém.


Veja a leitura completa da liturgia de hoje no nosso canal do YouTube.

Confira também a Loja Online da Nossa Sagrada Família, com artigos religiosos, terços, imagens de santos e muito mais!

🛒 Loja Nossa Sagrada Família →

🛍️ Compre também no Mercado Livre →

📸 Siga-nos no Instagram →

👥 Entre na nossa Comunidade do WhatsApp →

📺 Canal no YouTube →

💬 Fale conosco →

Caminhe com a gente todos os dias

Receba a oração do dia no seu e-mail

Uma mensagem curta pela manhã, para começar o dia com Deus.

Prefere no WhatsApp?

Receba a liturgia e a oração do dia direto no seu celular, sem custo — e reze junto com a nossa comunidade.

Falar com a gente Entrar na comunidade

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Nossa Sagrada Família

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo