NFT Católica: Lançamento da Coleção de NFT’s Natividade de Jesus

Posted by

·

“Como cristãos somos chamados a manifestar também na internet a comunhão que marca a nossa identidade de crentes, abrindo o caminho ao diálogo, ao encontro e ao sorriso.” (Papa Francisco)

Incentivados pelas palavras do Papa Francisco, anunciamos o lançamento da nossa primeira coleção de NFT’s retratando a Natividade de Jesus, marco importante na história da humanidade em que o Verbo Eterno, sendo o próprio Deus, rompe a história revestindo-se da fragilidade humana.

São dez artes que retratam as principais cenas do nascimento de Cristo, sob uma perspectiva pouco explorada pela arte cristã ao longo de dois mil anos de história, buscando relatar, através dos traços, os sentimentos vivenciados pelos protagonistas desde a anunciação do Anjo a Virgem Maria até a fuga da Sagrada Família para o Egito.

O que é NFT?

NFT é uma abreviação de “Non-Fungible Token”, que traduzindo para Português significa “Token Não-Fungível”, ou seja, é um símbolo digital, criado em uma plataforma blockchain, sendo assim único e insubistituivel.

Para entender como funciona uma NFT é necessário compreender primeiro o conceito de bens fungíveis e não-fungíveis. Por exemplo, uma moeda é um bem fungível, pois pode ser facilmente substituída por outra da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Já os bens não-fungíveis são únicos e não podem ser substituidos por outro idêntico devido as suas caracteristicas singulares. como é o caso das obras de arte e objetos de coleção.

NFT Católico

Conhecida por suas inúmeras contríbuições em vários ramos artísticos, aos poucos a Igreja Católica está explorando a novidade das NFT’s. Como é o caso da Igreja em Bangkok ao lançar a primeira NFT Católica no mundo.
Somos as primeira loja de artigos religiosos a lançar uma coleção completa de NFT’s sobre a vida de Jesus e seus santos.

Esse é um passo importante para a Igreja, que atráves do pontificado do Papa Francisco, tem incentivado aos cristãos do mundo todo a também usar a tecnologia em favor de uma evangelização mais ativa e eficaz.
Assim como Cristo enviou seus apóstolos para dar testemunho do amor e da verdade, também nós, nos nossos meios de comunicação, podemos e devemos trilhar o mesmo caminho.

Conheça nossa coleção de NFT’s

A nossa primeira NFT retrata a anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria marca o início da trajetória que cumpre as profecias do Antigo Testamento e que expõe de forma mais sublime os desígnios de Deus para a nossa Salvação: a Encarnação do Verbo, Jesus Cristo.

Contudo, para que isso se realizasse quis Deus a cooperação da humanidade por isso escolheu, desde toda a eternidade, para ser a mãe de Seu Filho, uma jovem de Nazaré da Galiléia, “uma Virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da Virgem era Maria” (Lc 1, 26-27)

Na segunda NFT retratamos o primeiro sonho de São José com o Anjo do Senhor. São José era noivo de Maria quando soube que ela estava grávida

Como era um homem justo e não querendo difamá-la, resolveu rejeitar Maria em segredo, porém enquanto assim pensava eis que um Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho dizendo para que José não temesse em receber Maria como sua esposa pois o que nela fora concebido vinha do Espírito Santo.

“Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus porque ele salvará o seu povo de seus pecados” (Mt 1, 21)

Na terceira NFT da nossa coleção retratamos o Magnificat de Maria.

Com um canto de alegria Maria exulta a grandeza de Deus, com o Magnificat, na qual ela entoou durante sua visita à sua prima Santa Isabel, Maria revela sua experiência com o rosto misericordioso de Deus.

Na quarta NFT retratamos a preparação para o recenseamento, José e Maria viajam para Belém.

Próximo da data do nascimento de Jesus, César Augusto emitiu um decreto ordenando o recenseamento de toda a terra. 

Todos tinham de se alistar, cada um em sua terra natal, desta forma, José foi com sua esposa Maria e subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém  “porque era da casa e família de Davi” (Lc 2, 4)

Na nossa quinta NFT retratamos a busca de José e Maria por abrigo. Aproximava-se o dia do nascimento do Menino Jesus e José, preocupado, busca sem sucesso um lugar para abrigar a esposa grávida, como narra o evangelho de São Lucas:

“Estando José com Maria em Belém, na Judeia, completou-se os dias da gravidez.

José então saiu com sua esposa prestes a dar a luz, em busca de um abrigo porém, nada conseguiram “porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 7)”

Na sexta NFT retratamos a estrela que surge no oriente e o encontro dos reis magos. 

A estrela no oriente é mencionada no evangelho de São Mateus. Uns magos perguntaram em Jerusalém: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2,2). A passagem dos magos (Mt 2, 1-12) mostra que uns gentios, que não pertencem ao povo de Israel, descobrem a revelação de Deus através de seus estudos e de seus conhecimentos (as estrelas), mas só chegam à plenitude da verdade através das Escrituras de Israel. 

Na sétima NFT retratamos o nascimento do Menino Deus. O nascimento de Jesus aparece em dois dos quatro evangelhos canônicos, o Evangelho de São Lucas e o Evangelho de São Mateus.

A Natividade é um elemento importante do Evangelho de São Lucas e abrange mais de 10% do texto. Seu relato é três vezes mais longo que o de São Mateus e maior do que muitos livros do Novo Testamento. “Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio.” (Lc 2, 6-7)

Na oitava NFT retratamos a chegada dos três reis magos até o local onde se encontrava a Sagrada Família de Nazaré, nas mãos cada mago levava consigo um presente que dizia muito sobre de quem se trava o Menino que acabará de nascer e a sua missão. 

O ouro, oferecido por Melquior, mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei. O incenso, oferecido por Gaspar, reconhece naquela criança, tão humana, o próprio Deus, em seu mistério divino de amor.

O incenso era algo oferecido somente para as divindades. A mirra, oferecida por Baltazar, simboliza que aquele Rei Divino também é verdadeiramente humano. Ele irá sentir a nossa dor e irá passar pela experiência da nossa morte. A mirra era usada para preparar os corpos para o sepultamento.

Na penúltima NFT da coleção retratamos a apresentação de Jesus no templo. “Quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José levaram o Menino para Jerusalém, depois de se completarem os dias da purificação de Maria segundo a Lei de Moisés para O apresentar ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor, e para oferecer como sacrifício conforme o que também está escrito na Lei do Senhor: “Um par de rolas ou dois pombinhos” (Lc 2, 22-25)”

Enquanto aguardavam na fila do templo, afim de apresentarem o Menino, eis que um venerável ancião vai ao encontro de Maria e José e toma o Menino nos braços com radiante alegria, dizendo: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.” (Lc 2, 29-32)

Simeão voltou-se para Maria e disse-lhe: “Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada há de atravessar-te a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.” (Lc 2, 34-35)

Na última NFT da coleção Natividade de Jesus retratamos a fuga da Sagrada Família para o Egito. 

A narração da fuga para o Egito ocorre no evangelho de São Mateus, assim ele fala: “Após o regresso dos magos, eis que o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: Levanta-te, toma o Menino e a Mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar.” (Mt 2, 13).

Acreditando no sonho, São José partiu para uma viagem de muitos quilômetros, no deserto do Sinai, tirando o Deus humanado das garras de um sanguinário. A empreitada de fuga foi dolorosa. A temperatura do deserto, à noite, chega a zero grau e durante o dia a cinquenta graus positivos.

Sobre a artista

Livia Maria dos Santos é natural de São José dos Campos-SP, nascida em 24 de maio de 2001. É formada em técnica em Administração pelo IDEIA – Instituto de Desenvolvimento Educacional Inovando o Aprendizado de São José dos Campos.

Católica, desenvolveu a habilidade para desenho e pintura para exercer a evangelização através das artes. Tem particular devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, São Francisco e Santa Madalena e como inspiração alguns santos carmelitas como São João da Cruz, Santa Teresa d’Ávila e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Em 2022 foi convidada pela empresa Nossa Sagrada Família para desenhar as coleções de NFT’s, lançando a empresa como a primeira loja de artigos religiosos no mundo a desenvolver uma coleção completa de NFT’s católicos. 

Avatar de Nossa Sagrada Familia

About the author