O que significa os símbolos do Natal? Entenda agora

Posted by

·

O Natal é uma das festas cristãs mais emocionantes do ano, é tempo de muita esperança e alegria, união da família e expectativa do Senhor que vem até nós para oferecer a salvação eterna.

Para nós católicos, a preparação para o natal começa no início do Advento, tempo litúrgico em que toda a Igreja se prepara para o nascimento do Senhor, Salvador do mundo. É costume enfeitarmos nossas casas com símbolos tradicionais como a árvore, estrela, guirlandas, presépio, mas você sabe o que significa todos esses símbolos? Entenda agora.

Significado dos Símbolos do Natal

– Estrela

Simboliza a estrela de Belém que guiou os três reis-magos para o encontro com o Menino Jesus, o messias prometido. A Estrela anuncia e conduz todos os povos do mundo, de diferentes culturas para a verdadeira luz que é Jesus, o filho do Deus vivo, Senhor do Céu e da Terra.

– Velas

As velas também nos lembram da estrela de Belém e a Luz de Cristo. No hemisfério norte, o Natal ocorre no inverno, tempo em que a noite é mais longa que o dia. A vela aparece como solução trazendo luz e calor. Ao olharmos para a vela acessa, lembra-nos que Jesus veio aquecer o mundo, dar um novo sentido para a humanidade, uma esperança de salvação. Deixamos que Jesus seja a chama que acende a vela da nossa alma.

– Presentes

Os presentes embaixo da árvore, nos lembra os presentes trazidos pelos reis-magos ao Menino Deus: Ouro, que representa a realeza de Cristo, Mirra, que representa a imortalidade de Cristo, e incenso, que representa o sacerdócio de Cristo. Junto com Cristo também somos reis, profetas e sacerdotes, ao presentearmos nossos entes-queridos, presenteamos também Jesus que habita nos nossos corações.

Os presentes dos reis-magos foram acompanhados com reverencia. Assim, o nosso presente para o outro é um compromisso de diminuir o orgulho que creditamos em nós mesmos e humildemente nos pormos a serviço, doando a vida, em um ato de amor para com aquela pessoa, no qual Cristo habita.

– A árvore de Natal

A árvore é o símbolo da vida, utilizamos o pinheiro que resiste forte e frondoso nos tempos de inverno intenso.

– Bolas de natal

As bolas de natal na arvore simbolizam os frutos da vida nova e do renascimento constante. Este renascimento constante é visto no cristianismo como a nossa transformação constante em Cristo, ou seja, nascer em santidade enquanto morre em nós o homem velho, e a renovação das promessas batismais. Utilizar bolas vermelhas, faz nos lembrar do sangue de Cristo no qual somos mergulhados para nascermos limpos e alvejados para uma nova vida.

– Sinos

O sinos batem anunciando a chegada do Messias prometido na noite de Natal.

– Guirlanda

O circulo nos lembra do amor sempiterno de Deus por nós: infinito, sem começo e nem fim. A Guirlanda nos recorda também a união sem interrupção da família, da comunidade e de toda a humanidade.

– Presépio

O primeiro presépio foi trazido para nós por São Francisco de Assis. Nele nos recordamos da cena do nascimento de Jesus, o Altíssimo se faz homem na humildade de um estabulo, seu berço é um cocho revestido de palhas. O humilde Senhor do Universo chega até nos pequeno, frágil e pobre para nos dizer que o nosso coração também é como a manjedoura no qual repousou seu corpo após seu nascimento. No dia do Natal é colocado a imagem do Menino Deus na manjedoura, após um período de preparação para a sua chegada. Que peçamos a Virgem Maria e São José preparar o nosso coração para que Jesus venha nascer no nosso coração.

Avatar de Nossa Sagrada Familia

About the author