Caridade: ato de amor

Posted by

·

As virtudes podem ser Humanas e Teologais. Nós cultivamos e usamos as virtudes humanas para conviver bem com as outras pessoas, no meio da nossa família, na nossa comunidade e no mundo. Também devemos cultivar as virtudes teologais no nosso relacionamento com Deus.

Quando recebemos o sacramento do Batismo é infundida em nós a graça santificante, que nos torna capazes de nos relacionar com a Santíssima Trindade e nos orienta na maneira cristã de agir. O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.

Neste texto vamos nos concentrar na Caridade, algo que está muito presente em nossa vida cristã e recentemente, com tantos desastres naturais e também aqueles causados pelos homens. Sua definição mais básica encontra-se na parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37).

A Caridade é amor. É conhecer a dor da pessoa que vive perto de nós, quer seja na nossa família, na comunidade ou mais distante. Conhecer a sua dor e procurar com ela resolver o seu problema. O maior exemplo de caridade que podemos encontrar é a entrega feita por Deus de Seu filho único, Jesus Cristo, que veio para nos salvar dos pecados e dar-nos vida nova.

Avatar de Nossa Sagrada Familia

About the author