Santo Antônio: mais do que casamenteiro, um apaixonado por Jesus na Eucaristia!

Posted by

·

No mês de junho celebramos o dia de Santo Antônio, popularmente conhecido no Brasil e no mundo. Além de seu título de santo casamenteiro, Santo Antônio também traz o exemplo de um homem pregador da Palavra de Deus, com enorme devoção e atenção aos mais pobres e necessitados, você sabia? A seguir, conheça mais sobre Santo Antônio, aqui no blog da Nossa Sagrada Família.

🙏 História e missão de Santo Antônio –

Santo Antônio ou então Fernando de Bulhões, seu nome de batismo, nasceu em Lisboa – Portugal, em 15 de agosto. O ano do seu nascimento era datado entre 1191 e 1195, mas após exumação científica realizada, acredita-se que tenha nascido alguns anos antes, em 1180.

Sua origem vem de uma família de nobres, e seguindo o que não era esperado por familiares, desde muito cedo Santo Antônio partiu em busca da devoção, santidade, e a pregação do Evangelho, sendo considerado uma pessoa dedicada aos estudos e com renúncia aos bens materiais. Se tornou sacerdote, e ao abraçar a vocação franciscana, tomou o nome de Antônio para a sua referência.

Com uma história marcada por suas pregações do Evangelho e a presença de seus milagres, cura de enfermos, Santo Antônio se tornou conhecido por ter uma profunda vida relacionada com a religiosidade. Dentre alguns destaques de sua missão, podemos destacar que é um santo que intercede a favor da proteção dos pobres, das coisas perdidas, dos necessitados e enfermos, além de ser também conhecido como o santo casamenteiro.

Santo Antônio faleceu em 13 de junho de 1231, nas proximidades de Pádua, na Itália.

A seguir, conheça algumas curiosidades sobre o santo:

  • Ele é chamado de Santo Antônio de Lisboa, como também de Santo Antônio de Pádua, devido ao local de nascimento e falecimento.
  • Menos de um ano após o seu falecimento, foi canonizado em 30 de maio de 1232, o que foi considerado um dos processos mais rápidos de canonização da história. 
  • No ano de 1946, foi proclamado com o título de ‘Doctor Evangelicus’ – Doutor Evangélico ou Doutor da Igreja, pelo Papa Pio XII.
  • Nos dias de hoje, podemos lembrar da celebração de Santo Antônio no dia 13 de junho.
  • No mês de junho são realizadas as famosas festas juninas em celebração e dedicação ao Santo Antônio.
  • Sua imagem é representada com o lírio, um símbolo da pureza.

✝️ Sua intimidade com a Palavra e com a Eucaristia – 

Um detalhe da vida de Santo Antônio que precisa sempre ser lembrado é sobre a sua intimidade com a Palavra de Deus e com a Eucaristia, sendo ele um santo com forte devoção e coração missionário. Marcado pela sua santidade, Santo Antônio foi um defensor da fé eucarística, tendo uma verdadeira entrega e reconhecimento da presença de Jesus Cristo, o sacramento e a consagração do alimento espiritual. 

Verdadeiro pregador da Palavra de Deus e da Eucaristia, foi um santo que se dedicou profundamente ao anúncio do Evangelho, vivendo em completa entrega ao que acreditava. Inclusive, sua imagem é bastante associada ao Menino Jesus em seu colo, representando sua fé, devoção e a relação divina com Cristo através da Eucaristia e da oração. 

A vida eucarística é assim um modelo a ser seguido, bem como os valores determinados pelo Reino de Deus.

Durante sua caminhada, realizou milagres que estavam relacionados também com a Eucaristia e a presença de Jesus Cristo, pregava a favor do combate às heresias e se aproximava dos mais pobres e necessitados, demonstrando amor ao próximo. Conhecido pela sua simplicidade e linguagem popular, cumpriu seu chamado e continua até hoje sendo um exemplo que nos traz ensinamentos e nos inspira. 

🤍 Por que ele é padroeiro dos pobres e dos que buscam o amor –

Santo dos milagres, com um legado que inspira gerações e levanta muitos devotos pelo mundo, especialmente em países como Brasil, Portugal e Itália, Santo Antônio é o protetor dos pobres, das coisas perdidas, do casamento e dos doentes. E popularmente, podemos dizer que é reconhecido de uma maneira mais intensa como o padroeiro dos pobres e dos que buscam o amor. E você sabe por qual motivo?

É certo que você já deve ter escutado falar sobre o título de santo casamenteiro, em referência a Santo Antônio, e essa tradição é realmente muito forte e cultural. O santo era conhecido por ajudar mulheres que não conseguiam se casar devido a falta de algum dote. Hoje, a intercessão de Santo Antônio tem atribuições como:

  • Busca de um amor verdadeiro.
  • O casamento.
  • A solução de problemas no relacionamento e matrimônio. 
  • Proteção das relações matrimoniais.

Como protetor dos pobres, Santo Antônio intercede e auxilia a achar os objetos perdidos, como também existe o relato em sua história de caridade e amor, onde multiplicou e distribuiu pães aos mais pobres. Algo que inspira a fé católica até os dias de hoje, onde a igreja também propõe a distribuição de pães abençoados aos fiéis. Dentre suas ações, também destaca-se:

  • Pregação do Evangelho, inclusive aos mais humildes e necessitados.
  • Dedicação à fé e ao amor ao próximo.
  • Solidariedade e serviço aos que sofrem dificuldades e precisam de auxílio, promovendo também ajuda espiritual.
  • Cura de pessoas com enfermidades.
  • Realização de milagres em favor dos pobres.

🤲 Como cultivar uma devoção sincera a ele –

O venerado Santo Antônio e a devoção a ele é apresentada em várias tradições que fazem parte da cultura brasileira. Em especial, a devoção e a celebração estão bastante presentes nesse mês de festejos juninos, afinal, esse é o momento em que a Igreja Católica comemora o dia de Santo Antônio, em 13 de junho.

Você que deseja cultivar a sua devoção sincera a Santo Antônio, confira a seguir algumas formas:

  • Fazer orações com o objetivo de buscar sua graça e intercessão.
  • Participar de missas especiais em celebração ao Santo Antônio.
  • Para quem deseja se casar, o mês de junho é uma escolha para os casais que buscam a bênção do santo em seu casamento.
  • Contribuir com a distribuição de pães abençoados, ação realizada por muitas igrejas seguindo a tradição de Santo Antônio.
  • Durante o mês, você pode participar das quermesses que são dedicadas também à celebração do santo.
  • Ter como inspiração o modelo de vida de Santo Antônio, com profundidade teológica, fortalecimento da devoção e da fé.
  • Preparar o altar em casa com a imagem de Santo Antônio, um símbolo de proteção e intercessão divina para sua família e seu lar. Conte com a ajuda da Nossa Sagrada Família para criar o seu altar, acesse aqui! 

✨ Oração ao Santo Antônio –

“Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).

Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.”

Que a vida de Santo Antônio continue a inspirar milhares de fiéis no mundo, incluindo você! Sendo um símbolo de fé, devoção, amor, santidade e solidariedade. E mais, que Santo Antônio venha interceder pela vida de cada um que o busca com esperança e confiança, na causa que necessita. 

Santo Antônio, rogai por nós! 

➡️ Continue com a Nossa Sagrada Família –

  • Siga @nossasagradafamilia para conteúdos devocionais, orações e histórias de fé.
  • Acompanhe aqui em nosso blog conteúdos exclusivos.
  • Prepare o seu altar para a oração a Santo Antônio neste mês de junho.
  • Aproveite para conhecer a loja online da Nossa Sagrada Família, clique aqui e acesse o nosso site.

Avatar de Nossa Sagrada Familia

About the author