Leituras
- 1ª Leitura: Carta aos Romanos 15, 14-21
- Salmo Responsorial: Livro dos Salmos 97(98), 1-2.4-3ab.3cd-4
- Evangelho: Evangelho segundo São Lucas 16, 1-8
Reflexão
Hoje a Palavra de Deus nos desafia a refletir sobre missão, fidelidade e a sagacidade cristã.
1. Missão entre os povos
Na leitura de Paulo vemos o apóstolo consciente de sua missão: “fui feito ministro de Cristo entre os pagãos…” (Rm 15,16) e isso nos leva a ver que a fé católica não é apenas para “nós”, mas voltada à todos os povos, à universalidade. Deus chama cada cristão à corresponsabilidade missionária.
2. O poder da salvação revelado às nações
O Salmo nos recorda: “O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.” (Sl 97/98) Nossa fé é presença de salvação no mundo — não para ser guardada, mas para ser proclamada e testemunhada.
3. Sabedoria e fidelidade no Evangelho
A parábola de Jesus no Evangelho apresenta um administrador infiel que, mesmo sendo injusto, age com astúcia. Jesus comenta: “Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.” (Lc 16,8) Isso nos confronta: se mesmo no mundo secular existe sagacidade, quanto mais nós, como discípulos de Cristo, precisamos agir com sabedoria, fidelidade e justiça no Reino.
Aplicação para nós hoje
- Como vivo a minha fé no contexto de missão? Será que limito-me ao meu “circuito”, ao meu ambiente, ou percebo que sou enviado para além dele?
- De que modo a salvação manifestada por Deus em mim está sendo testemunhada às “nações” ou às pessoas ao meu redor que ainda não a conhecem ou vivem?
- Na vida diária — no trabalho, na família, em amizades — estou sendo «filho da luz», com fidelidade, integridade, sabedoria e justiça? Ou deixo-me levar pela lógica mundana, sem aplicar o Evangelho na prática?
Assista e ouça a leitura completa da Liturgia de Hoje no nosso canal do youtube:
